O Centro Universitário Avantis – UniAvan, foi fundado em 2002, como a Faculdade Avantis, em Balneário Camboriú. Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da cidade e da região por meio da oferta de educação superior acessível e de qualidade, a então Avantis conquistou o seu espaço no mercado educacional. Em 2017, a instituição conquistou o posto de melhor Faculdade de Santa Catarina, sendo recredenciada com conceito 5, nota máxima emitida pelo Ministério da Educação (MEC). No ano de 2018 passou a ser Centro Universitário, tornando-se UniAvan, novamente com conceito 5.
Atualmente, a UniAvan oferta diversos cursos de graduação, presenciais e EaD, em diferentes segmentos como Engenharias, Saúde, Gestão, Tecnologia e outros.
Já a Pós-graduação, conta com 40 cursos de especialização e MBA em várias áreas, com formações que refletem a conjuntura atual que o mercado exige.
Outro destaque é o Colégio UniAvan, que surge como uma opção para quem busca um Ensino Médio de qualidade pensando no futuro profissional.
Nos últimos anos, a instituição têm se destacado em tecnologia e inovação, por meio de uma construção de ponta que dá suporte a diversos laboratórios e centros, dentre eles modernas clínicas e espaços na área da saúde, um laboratório pioneiro em Odontologia Digital, salas de Criatividade e Inovação, equipamentos para trabalhos de impressão em 3D, além de avançados laboratórios específicos e softwares para todos os cursos ofertados.
A UniAvan ainda conta com uma equipe de professores formada por profissionais mestres e doutores, extremamente preparados e com ampla experiência de mercado para entregar aos alunos conteúdos de vanguarda e focados na realidade e tendências de cada profissão.
I – formar profissionais de nível superior e a promoção de programas de pós-graduação;
II – ofertar educação a distância para cursos de graduação, programas especiais de formação docente e pós-graduação (lato sensu);
III – realizar pesquisas e o estímulo às atividades criadoras;
IV – desenvolver extensão sob a forma de cursos, prestação de serviços à comunidade, consultoria, assessoria e outras modalidades de ação extensionista;
V – promover intercâmbio e cooperação com instituições de ensino dos diferentes níveis, assim como com entidades de serviços especializados à comunidade, tendo em vista o desenvolvimento da cultura, das artes, das ciências e da tecnologia;
VI – promover o emprego do processo educacional para a valorização individual do cidadão, sua adaptação social, bem como para o desenvolvimento do pensamento reflexivo;